
Agapornis
OS AGAPORNIS:
Os Agapornis são pequenos papagaios oriundos de África. Vivem, como quase todos os papagaios, em harmonia uns com os outros. Os machos e as fêmeas destas aves vivem e acasalam até ao fim das suas vidas. Esses casais estão quase sempre juntos e limpam mutuamente as suas penas com grande zelo e uma dedicação afectuosa. Graças a esta estreita e expressiva atitude de casal são também chamados de Inseparáveis ou de Pássaros do Amor.
A designação Pássaro do Amor é a tradução do nome científico da espécie Agapornis (Em grego: agape=amor ; ornis=pássaro).
CONSELHOS SOBRE O TRATAMENTO INDIVIDUAL:
Comportamento do casal: Observe durante algum tempo o comportamento de um casal de Agapornis. Passam praticamente o dia todo juntos. Isso permite-me tirar uma conclusão- mantenha os Agapornis sempre aos pares para que eles se possam sentir bem e felizes! Se possuir apenas um agapornis, deverá dedicar toda a sua atenção desde manhã até à noite falando com ele, por exemplo. Caso um dos elementos do casal morrer prematuramente tente arranjar rapidamente um novo companheiro para o pássaro solitário.
Comportamento em grupo: Quem optar por ter várias espécies de aves juntamente com os agapornis num viveiro terá de ter atenção aos cuidados a ter com os agapornis é que especialmente durante o periodo de incubação é provável que surjam conflitos visto que os agapornis são um pouco agressivos para outras espécies (tirando os agapornis lilianae e os agapornis nigrigenis).
COMO SABER SE A AVE É SAUDÁVEL:
- Os agapornis que não estão totalmente bem de saúde chamam a atenção devido ás suas penas tufadas e aos olhos pequenos e aspecto cansado.
- "A plumagem deve estar lisa e macia e não deve apresentar zonas peladas".
- Se o ânus da ave estiver suja e a pele á volta estiver avermelhada, essa é uma suspeita de uma doença do aparelho digestivo.
- "A segregação de um fluido no bico (reconhece-se penas penas coladas à volta do bico) conduz muitas vezes a alterações patológicas do papo".
- "A segregação de fluido nos olhos também pode indicar conjuntivite.
- "A segregação de fluido nas narinas indica uma constipação.
REPRODUÇÃO DE AGAPORNIS:
Os pássaros de criação não devem ter menos de 10 meses e se tiverem mais de 5 anos já não são consideradas como animais ideais para criação.
"A melhor forma é a decisão própria dos animais sobre com quem querem acasalar. Por isso, quando comprar um pássaro, repare com quem é que ele gosta de estar e com quem se dá bem. A aquisição de um destes casais deverá providenciar, com grande certeza, um casal harmonioso, que também se dê bem na procriação".
A construção do ninho fica a cargo da fêmea e demora entre 10 e 20 dias. "Ainda durante esta altura o acasalamento é frequente. O alisamento mútuo das penas e o acto de se alimentarem mutuamente como prova de simpatia podem ser observados todo o ano. Na época de criação isso torna-se apenas mais evidente.
IDADE NA COMPRA:
Praticamente todas as espécies de agapornis são independentes a partir dos 2 meses. Com esta idade estes pássaros adaptam-se rapidamente ao novo ambiente e ao novo dono. Se o vai colocar num viveiro recomenda-se que compre aves com cerca de 6 meses, pois já são mais resistentes e já possuem as cores definitivas.
DISTINÇÃO DO SEXO ENTRE AGAPORNIS:
Distiguir as fêmeas: As fêmeas normalmente são ligeiramente maiores e têm as patas ligeiramente mais abertas que os machos (mas estes sinais não são muito fidedignos).
Distinguir os machos: Nos machos as penas da cauda formam um remate arredondado enquanto que nas fªemeas elas são rectas(volto a repetir que estes sinais não são 100% fiáveis).
Atenção: Quando comprar casais de agapornis tenha atenção aos casais que já se encontram formados (encontram-se lado a lado) e não deve de forma alguma separá-los!
DIMENSÕES DA GAIOLA PARA AGAPORNIS:
Para um casal: 70cm (comprimento) x 30cm (largura) x 50 cm (altura);
Para um casal fazer criação: 100cm x 50cm x 70cm;
DIMENSÕES DO NINHO DOS AGAPORNIS:
A caixa para ninho deve ter 20cm de comprimento, 20cm de largura, 25cm de altura / ou então/ 25cm de comprimento, 15cm de largura, 20cm de altura.
ALIMENTAÇÃO PARA AGAPORNIS:
Sementes: Normalmente os agapornis costumam ficar satisfeitos ao comerem sementes compradas no seu estado natural. No Outono, por exemplo, podem comer um girassol inteiro ou então de Julho a Outubro a espiga de painço verde. Estas últimas são fácilmente digeridas, bastante ricas em vitaminas e particularmente boas como alimento para criação. Os agapornis também apreciam muito as maçarocas com as suas sementes pequenas e ligeiramente baças.
Fruta: Maçãs, peras, cerejas descaroçadas, ameixas, pêssegos, figos, entre outros.
Forragem verde: "Folhas cortadas e finas de alface, alface-de-coração-duro, alface-de-cós, espinafres, salsa, folhas de aipo, cenoura, trevo, dente-de-leão, etc.
ESPÉCIES DE AGAPORNIS:
Agapornis personata:
Agapornis fischeri:
Agapornis nigrigenis:
Agapornis lilianae:
Agapornis roseicollis:
Agapornis taranta:
Agapornis cana:
Agapornis pullaria:
Agapornis swinderniana: